A
presença da mulher na educação apresenta uma trajetória crescente. No período
colonial sua educação era voltada para as atividades domésticas.No
século XIX a participação feminina iniciou lentamente, pois os trabalhos eram
destinados apenas em colégios particulares.Os
ensinos desses colégios tinham uma certa preocupação em relação as disciplinas
e tudo que envolvia cálculos eram permitidas somente para os homens.A
participação feminina em relação ao ensino público ocorreu a fundação da
"Escola Normal", em 1880, na corte do Rio de Janeiro. As professoras
formadas ( principalmente filhas de
fazendeiros) passaram a lecionar a
"Instituição Primária" que atualmente chamado de " Anos Iniciais
do Ensino Fundamental".Segundo
dados da pesquisa " Trajetória da
Mulher na Educação Brasileira" (1996 - 2003)diz
que as mulheres são a maioria em quase todos os níveis de ensino, especialmente
nas universidades, com um tempo médio de estudo superior aos dos homens,
tornando-se alfabetizadas com uma apresentação de desempenho escolar em vários
níveis de disciplinas, melhor que os homens.Enquanto
as taxas de atividades masculinas mantiveram em patamares semelhantes entre 73
e 76% praticamente todo período, as mulheres ampliaram significativamente.Em
1976, 26% das mulheres trabalhavam, e nesse novo milênio com mais de 40%
trabalhando. Com o aumento na graduação das mulheres (mães, esposas e
trabalhadoras), estão cada vez mais preparadas para desenvolverem bons
trabalhos fora e dentro de casa, educando com mais sabedoria seus filhos e seus
alunos, preparando-os para a sociedade.A
maioria dos cargos de educação infantil e fundamental I, são ocupados por
mulheres.Cada vez mais mulheres estão ganhando espaço no corpo docente das
unidades de ensino superior .Cargos
elevados em universidades estão sendo ocupados por mulheres .O
cargo mais alto de nosso País é ocupado por uma mulher, a presidenta Dilma, que
tem acesso direto ao Ministério da Educação.
Citando duas mulheres entre outras:
Maria
Montessori (1870 - 1952)
Médica
e Pedagoga italiana. Foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália.
Depois de sua licenciatura em pedagogia, dedicou-se a educação de crianças excepcionais
em um hospitais psiquiátrico de Roma. Desenvolveu o sistema montessoriano,
atividade, individualidade e liberdade.Ela acreditava com os estímulos formando
a criança a ser determinados, além de
materiais muito utilizados na atualidade como o alfabeto móvel e o material
dourado ( MATEMÁTICA)
Fonte:
educarparacrescer.abril.com.br/apredizagem/mariamontessori
acesso
em 24/11/2013
Emilia Beatriz
María Ferreiro Schavi - 1936
Psicóloga
e Pedagoga Argentina, foi doutoranda de Jean Piaget e sua obra foi "
Psicogênese da Língua Escrita" apresentando os processos de
aprendizagem das crianças, chegando em
conclusões que colocariam em questões os métodos tradicionais de ensino.
Nos
anos 80 suas idéias causaram no Brasil um grande impacto sobre a concepção que
tinha sobre o processo de alfabetização, influenciando os Parâmetros
Curriculares Nacionais.
Fonte:
wikipédia, a enciclopédia livre
Acesso
em 24/11/2013
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e Responda:
Na
sua opinião, por que é tão importante a participação das mulheres na educação
de nosso país, na formação de nossas crianças, jovens e da nossa sociedade?
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