domingo, 1 de dezembro de 2013

A mulher e a Educação

A presença da mulher na educação apresenta uma trajetória crescente. No período colonial sua educação era voltada para as atividades domésticas.No século XIX a participação feminina iniciou lentamente, pois os trabalhos eram destinados apenas em colégios particulares.Os ensinos desses colégios tinham uma certa preocupação em relação as disciplinas e tudo que envolvia cálculos eram permitidas somente para os homens.A participação feminina em relação ao ensino público ocorreu a fundação da "Escola Normal", em 1880, na corte do Rio de Janeiro. As professoras formadas ( principalmente  filhas de fazendeiros)  passaram a lecionar a "Instituição Primária" que atualmente chamado de " Anos Iniciais do Ensino Fundamental".Segundo dados da pesquisa " Trajetória  da Mulher na Educação Brasileira" (1996 - 2003)diz que as mulheres são a maioria em quase todos os níveis de ensino, especialmente nas universidades, com um tempo médio de estudo superior aos dos homens, tornando-se alfabetizadas com uma apresentação de desempenho escolar em vários níveis de disciplinas, melhor que os homens.Enquanto as taxas de atividades masculinas mantiveram em patamares semelhantes entre 73 e 76% praticamente todo período, as mulheres ampliaram significativamente.Em 1976, 26% das mulheres trabalhavam, e nesse novo milênio com mais de 40% trabalhando. Com o aumento na graduação das mulheres (mães, esposas e trabalhadoras), estão cada vez mais preparadas para desenvolverem bons trabalhos fora e dentro de casa, educando com mais sabedoria seus filhos e seus alunos, preparando-os para a sociedade.A maioria dos cargos de educação infantil e fundamental I, são ocupados por mulheres.Cada vez mais mulheres estão ganhando espaço no corpo docente das unidades de ensino superior .Cargos elevados em universidades estão sendo ocupados por mulheres .O cargo mais alto de nosso País é ocupado por uma mulher, a presidenta Dilma, que tem acesso direto ao Ministério da Educação.

Citando duas mulheres entre outras:

Maria Montessori (1870 - 1952)



Médica e Pedagoga italiana. Foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Depois de sua licenciatura em pedagogia, dedicou-se a educação de crianças excepcionais em um hospitais psiquiátrico de Roma. Desenvolveu o sistema montessoriano, atividade, individualidade e liberdade.Ela acreditava com os estímulos formando a criança a ser  determinados, além de materiais muito utilizados na atualidade como o alfabeto móvel e o material dourado ( MATEMÁTICA)
Fonte: educarparacrescer.abril.com.br/apredizagem/mariamontessori
acesso em 24/11/2013

Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi - 1936


Psicóloga e Pedagoga Argentina, foi doutoranda de Jean Piaget e sua obra foi " Psicogênese da Língua Escrita" apresentando os processos de aprendizagem   das crianças, chegando em conclusões que colocariam em questões os métodos tradicionais de ensino.

Nos anos 80 suas idéias causaram no Brasil um grande impacto sobre a concepção que tinha sobre o processo de alfabetização, influenciando os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Fonte: wikipédia, a enciclopédia livre
Acesso em 24/11/2013

Reflita e Responda:

Na sua opinião, por que é tão importante a participação das mulheres na educação de nosso país, na formação de nossas crianças, jovens e da nossa sociedade? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário