Celestin Freinet nasceu em 1896, em Gars, em um vilarejo situado nos Alpes Marítimos do Sul da França, numa família de oito filhos. Seus dias de escola foram bastante desagradáveis afetando seus métodos de ensino e desejo de reforma. Aluno da escola normal de Nice, interrompeu os estudos e é obrigado a alistar-se, pela ordem de mobilização da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) onde nessa ocasião teve uma lesão pulmonar causada por gases tóxicos. Em 1920, iniciou seu trabalho como professor adjunto de uma pequena escola primária da zona rural antes mesmo de concluir o curso normal, desenvolvendo um método de suas primeiras experiências pedagógicas. Em 1923 Freinet comprou um tipógrafo para auxiliar suas atividades de ensino já que seus ferimentos no pulmão impedia um pouco de falar em períodos longos. Em 1924 criou uma cooperativa de trabalho com professores de sua aldeia, essa cooperativa provocou novas idéias no movimento Escola Moderna na frança, dando início as primeiras correspondências escolares. Em 1925 conheceu a artista plástica Élise, que começou trabalhando como sua ajudante onde com o passar dos tempos em 1926 casa-se com ela e anos depois teve uma filha chamada Madeleine Freinet. Escreveu o livro " A Imprensa na Escola " e cria a revista " La Gerge" ( O Ramalhete) composta por poemas infantis. Os métodos de ensino de Freinet causavam desconfiança especialmente ao grande volume de correspondências trocadas pelas outras escolas, sendo que nesta época tudo era motivo de desconfiar por causa da guerra. Por esse motivo foi dispensado de suas funções. Na década de 1930 Freinet oficializa sua escola junto com Romain Rolland, lançando o projeto Frente da Infância.
O que fez na Educação
Deriva de suas ações, ainda na década de 20, a primeira cooperativa de educadores de que se tem notícia que produzia um boletim, circulares, revista de textos infantis (La Gerbe - O Ramalhete), troca de documentos, organização de correspondências interescolares e encontros para intercâmbio entre educadores. Lançou assim o que chamou de movimento pedagógico cooperativo. Dizia que, desta forma, ele e seus companheiros tinham "rompido o círculo do individualismo estéril" . Esta proposta pedagógica se funda na junção da cooperação no trabalho coletivo com a valorização da produção individual. Assim, ao mesmo tempo em que permite que cada estudante produza no seu próprio ritmo, faz com que perceba que pertence a um conjunto maior e que sua produção tem valor para todo o grupo podendo ser melhorada e ampliada pela interferência dos colegas.
o senso de
responsabilidade
·
o senso cooperativo
·
a sociabilidade
·
o julgamento pessoal
·
a reflexão individual e coletiva
·
a criatividade
·
a expressão
·
a comunicação
·
o saber fazer (know how)
·
os conhecimentos úteis
·
a capacidade de reduzir os pontos de
desigualdades sócioculturais
Para garantir o
desenvolvimento das capacidades acima foram propostas as "Técnicas Freinet"
e enunciada uma série de princípios, as "Invariantes Pedagógicas",
que dão suporte para o professor utilizar as técnicas.
Técnicas
desenvolvidas por Freinet
·
A Aula-Passeio: aulas de campo,
voltadas para os interesses do estudantes
·
A Auto-avaliação: fichas criadas por
Freinet, preenchidas pelos alunos, como forma de registrar a própria
aprendizagem
·
A Auto-correção: modalidade de
correção de textos feita pelos próprios autores, no caso os alunos, sob a
orientação do educador
·
A Correspondência
Interescolar: atividade largamente utilizada por Freinet, na qual os alunos se
comunicavam com outros estudantes de escolas diferentes
·
O Fichário de consulta: fichas criadas por
alunos e professores, para suprir as lacunas deixadas pelos livros didáticos
convencionais
·
A Imprensa escolar: os textos escritos
pelos alunos tinham uma função social real, já que não serviam meramente como
forma avaliativa, já que eram publicados e lidos pelos colegas
·
O Livro da vida: caderno no qual os
alunos registram suas impressões, sentimentos, pensamentos em formas variadas,
o qual fica como um registro de todo o ano escolar de cada classe
·
O Plano de trabalho: atividade realizada
em pequenos grupos que sob a orientação do educador, com base em um dado tema,
desenvolvem um plano a ser realizado num certo intervalo de tempo
·
O texto livre: tipo de texto em que
o aluno não é obrigado a escrever como nas escolas tradicionais. É livre em
formato e em tema. Relaciona-se com a técnica da Imprensa Escolar, Livro da
vida e Correspondência Interescolar.
· A criança é da mesma natureza do adulto;
·
Ser maior não significa estar acima dos outros;
·
A criança e o adulto não gostam de imposições
autoritárias;
·
Ninguém gosta de trabalhar sem objetivos;
·
É fundamental a motivação para exercer o
trabalho;
·
A ordem e a disciplina são fundamentais
na sala de aula;
·
Castigos são erros que transmite
humilhação e não conduz ao um fim desejado, colocando a criança de um modo
geral intrigante, fazendo que por mais vezes repetir o que não deveria ser
feito, pois acaba sendo uma graça para os outros e uma desobediência ao
Professor;
·
As primeiras condições na escola é o
respeito a criança que por sua vez a criança tem o respeito com seus
professores, sendo possível educar com dignidade.
Um dos deveres do professor é criar um modo de estimular as crianças a fazerem experiências, procurando respostas para suas necessidades e ajudando seus benefícios em sala.
Ele acreditava que aceitando o fracasso desequilibrava e desmotivava o aluno, por isso o professor deve ajudá-lo a superar o erro.
Nunca desistiu de levar aos que necessitavam a aprendizagem, onde a forma coerente e eficaz de ensino para todos que acreditavam que Freinet iria longe com seus ensinamentos.
Hoje podemos aperfeiçoar suas bases em sala de aula, pois o interesse maior vem de quem os educa, colocando em prática aulas saudáveis e concretas, onde o aluno tem suas duvidas, mas que não tem medo de mencionar o que não sabe, porque tem a certeza que o professor dará com carinho a explicação, desejando que o aluno esteja bem e melhor em sala de aula nas próximas lições.
Frases de Freinet
“A Democracia de amanhã se prepara na
democracia da escola”;
“Se não encontrarmos respostas adequadas
a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de
escravos em nossos filhos”
Fonte:
Wikipédia.org - A Enciclopédia
livre
Celestin Freinét -
Educar para Crescer
Pedagogia em Foco
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