domingo, 1 de dezembro de 2013

Celestin Freinet




                                              Vida
Celestin Freinet  nasceu em 1896, em Gars,  em  um vilarejo situado nos Alpes Marítimos do Sul da França, numa família de oito filhos. Seus dias de escola foram bastante desagradáveis afetando seus métodos de ensino e desejo de reforma. Aluno da escola normal de Nice, interrompeu os estudos e é obrigado a alistar-se, pela ordem de mobilização da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) onde nessa ocasião teve uma lesão pulmonar causada por gases tóxicos. Em 1920, iniciou seu trabalho como professor adjunto de uma pequena escola primária da zona rural antes mesmo de concluir o curso normal, desenvolvendo um método de suas primeiras experiências pedagógicas. Em 1923 Freinet comprou um tipógrafo para auxiliar suas atividades de ensino já que seus ferimentos no pulmão impedia um pouco de falar em períodos longos. Em 1924 criou uma cooperativa  de trabalho com professores de sua aldeia, essa cooperativa provocou novas idéias no movimento Escola Moderna na frança, dando início as primeiras correspondências escolares. Em 1925 conheceu a artista plástica Élise, que começou trabalhando como sua ajudante onde com o passar dos tempos em 1926 casa-se com ela e anos depois teve uma filha chamada Madeleine Freinet. Escreveu o livro " A Imprensa na Escola " e cria a revista " La Gerge" ( O Ramalhete) composta por poemas infantis. Os métodos de ensino de Freinet causavam desconfiança especialmente ao grande volume de correspondências trocadas pelas outras escolas, sendo que nesta época tudo era motivo de desconfiar  por causa da guerra. Por esse motivo foi dispensado de suas funções. Na década de 1930 Freinet oficializa sua escola junto com Romain Rolland, lançando o projeto Frente da Infância.Em 1940 é preso na 2ª Guerra Mundial, Freinet adoeceu em um campo de concentração alemã, onde neste período de inatividade aproveitou para escrever parte de sua obra e dando aulas para seus companheiros. Depois de muita luta sua esposa Élise Freinet conseguiu sua libertação.Na década de 1940 criou o ICEM (COOPERATIVA DO ENSINO LEIGO) que reunia mais de 25 mil pessoas. Em quase 50 anos de experiência, Freinet tornou-se uma referência entre os estudiosos de tendência progressista, por ter sido o idealizador das bases de uma pedagogia comprometida politicamente com as classes populares e, portanto, com a construção de uma escola democrática. Foi um dos principais responsáveis pela organização da Federação Internacional dos Movimentos de Escola Moderna, o FIMEM, oficializada em 1948, objetivando o intercâmbio entre os educadores para a construção e o aperfeiçoamento de técnicas, estratégias e ferramentas didáticas, capazes de manter a escola moderna.


O que fez na Educação

Célestin Freinet se diferencia da maioria dos outros importantes pensadores e teóricos da educação por ter sido ele mesmo um professor primário que atuou em sala de aula  por quase toda a sua vida. Com toda sua proposta pedagógica deriva diretamente do trabalho desenvolvido com os alunos na busca de um processo que os levasse a gostar da escola e do trabalho, que os levasse a ser cidadãos conscientes e participantes críticos do meio social. Esta proposta que criou com seus pares é conhecida por muitos e significativos nomes ("Pedagogia Freinet", "Pedagogia do Trabalho", "Pedagogia do Bom Senso", "Método Natural" e "Pedagogia do Sucesso") e propõe uma prática pedagógica centrada na produção do estudante e na cooperação entre pares. Sampaio (1989) diz que "a Pedagogia Freinet surgiu para atender à necessidade vital da criança: chegar ao seu pleno desabrochar como um indivíduo autônomo, um ser social responsável codetentor e coedificador de uma cultura."Em Celestin Freinet buscamos a idéia de que o aprendizado deve se dar a partir de ações que sejam necessárias, pela produção de bens que sejam úteis aos aprendizes. Estes tanto podem ser bens materiais - geradores elétricos para iluminar uma escola carente do interior - como bens culturais - poesias, desenhos, jornais e livros escritos e impressos pelos próprios alunos e que eram enviados às escolas das comunidades vizinhas. Ele é um pioneiro na proposição de uma prática pedagógica centrada na cooperação. Seu trabalho pressupõe a colaboração não só entre os estudantes como entre os educadores.
Deriva de suas ações, ainda na década de 20, a primeira cooperativa de educadores de que se tem notícia que produzia um boletim, circulares, revista de textos infantis (La Gerbe - O Ramalhete), troca de documentos, organização de correspondências interescolares e encontros para intercâmbio entre educadores. Lançou assim o que chamou de movimento pedagógico cooperativo. Dizia que, desta forma, ele e seus companheiros tinham "rompido o círculo do individualismo estéril" . Esta proposta pedagógica se funda na junção da cooperação no trabalho coletivo com a valorização da produção individual. Assim, ao mesmo tempo em que permite que cada estudante produza no seu próprio ritmo, faz com que perceba que pertence a um conjunto maior e que sua produção tem valor para todo o grupo podendo ser melhorada e ampliada pela interferência dos colegas. E como a pedagogia Freinet consegue que, a um só tempo, as crianças tenham uma produção individual significativa, respeitando o ritmo de trabalho de cada uma delas e cooperem com os colegas na produção destes:


o senso de responsabilidade


·        o senso cooperativo


·        a sociabilidade


·        o julgamento pessoal


·        a reflexão individual e coletiva


·        a criatividade


·        a expressão


·        a comunicação


·        o saber fazer (know how)


·        os conhecimentos úteis


·        a capacidade de reduzir os pontos de desigualdades sócioculturais
Para garantir o desenvolvimento das capacidades acima foram propostas as "Técnicas Freinet" e enunciada uma série de princípios, as "Invariantes Pedagógicas", que dão suporte para o professor utilizar as técnicas.


Técnicas desenvolvidas por Freinet


·        Aula-Passeio: aulas de campo, voltadas para os interesses do estudantes


·        Auto-avaliação: fichas criadas por Freinet, preenchidas pelos alunos, como forma de registrar a própria aprendizagem


·        Auto-correção: modalidade de correção de textos feita pelos próprios autores, no caso os alunos, sob a orientação do educador


·        Correspondência Interescolar: atividade largamente utilizada por Freinet, na qual os alunos se comunicavam com outros estudantes de escolas diferentes


·        Fichário de consulta: fichas criadas por alunos e professores, para suprir as lacunas deixadas pelos livros didáticos convencionais


·        Imprensa escolar: os textos escritos pelos alunos tinham uma função social real, já que não serviam meramente como forma avaliativa, já que eram publicados e lidos pelos colegas


·        Livro da vida: caderno no qual os alunos registram suas impressões, sentimentos, pensamentos em formas variadas, o qual fica como um registro de todo o ano escolar de cada classe


·        Plano de trabalho: atividade realizada em pequenos grupos que sob a orientação do educador, com base em um dado tema, desenvolvem um plano a ser realizado num certo intervalo de tempo


·        O texto livre: tipo de texto em que o aluno não é obrigado a escrever como nas escolas tradicionais. É livre em formato e em tema. Relaciona-se com a técnica da Imprensa Escolar, Livro da vida e Correspondência Interescolar.

Expressão Pedagógica



·        A criança é da mesma natureza do adulto;


·        Ser maior não significa estar acima dos outros;


·        A criança e o adulto não gostam de imposições autoritárias;


·        Ninguém gosta de trabalhar sem objetivos;


·        É fundamental a motivação para exercer o trabalho;


·        A ordem e a disciplina são fundamentais na sala de aula;


·        Castigos são erros que transmite humilhação e não conduz ao um fim desejado, colocando a criança de um modo geral intrigante, fazendo que por mais vezes repetir o que não deveria ser feito, pois acaba sendo uma graça para os outros e uma desobediência ao Professor;


·        As primeiras condições na escola é o respeito a criança que por sua vez a criança tem o respeito com seus professores, sendo possível educar com dignidade.


Conclusão
Concluimos que Freinet criou uma pedagogia do trabalho, porque para ele a atividade orienta a prática e o objetivo da educação formando cidadãos para o trabalho livre e criativo, dominando e transformando o meio da educação que exerce.
Um dos deveres do professor é criar um modo de estimular as crianças a fazerem experiências, procurando respostas para suas necessidades e ajudando seus benefícios em sala.Freinet acreditava que colaborar ao máximo ajuda as crianças a se relacionar com exatidão e conforto na hora de estudar, aproveitando o êxito de cada um dos alunos.
Ele acreditava que aceitando o fracasso desequilibrava e desmotivava o aluno, por isso o professor deve ajudá-lo a superar o erro.Freinet propôs uma pedagogia do trabalho com bom senso, perseverança onde resulta uma relação dialética, teórica e prática.
Nunca desistiu de levar aos que necessitavam a aprendizagem, onde a forma coerente e eficaz de ensino para todos que acreditavam que Freinet iria longe com seus ensinamentos.
Hoje podemos aperfeiçoar suas bases em sala de aula, pois o interesse maior vem de quem os educa, colocando em prática aulas saudáveis e concretas, onde o aluno tem suas duvidas, mas que não tem medo de mencionar o que não sabe, porque tem a certeza que o professor dará com carinho a explicação, desejando que o aluno esteja bem e melhor em sala de aula nas próximas lições.

Frases  de Freinet


“A Democracia de amanhã se prepara na democracia da escola”; 

“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos”



Fonte:


Wikipédia.org - A Enciclopédia livre


Celestin Freinét - Educar para Crescer


Pedagogia em Foco

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